Ação Diocesana de Formação para Animadores da Pastoral Familiar será orientada por Jorge Cotovio
Jorge Cotovio, responsável da Pastoral Familiar da Diocese de Coimbra, será o orientador da ação de formação que decorre entre 23 e 25 de setembro na diocese de Angra, numa iniciativa do Serviço Diocesano da Pastoral Familiar.
De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelo seu diretor, Cónego José Medeiros Constância, esta ação destina-se à Equipa do Serviço Diocesano, Casais de Ligação das Ouvidorias, Casais Responsáveis das Paróquias e Responsáveis de Movimentos Familiares.
Em Ponta Delgada, a ação realiza-se no dia 23 de setembro, às 20h30, no Centro Pastoral Pio XII; em Angra do Heroísmo, no dia 24, às 20h30 no Salão do Seminário de Angra e na Horta, no dia seguinte, 25, à mesma hora, no Salão do Bom Pastor.
Esta ação insere-se no plano formativo que tem vindo a ser desenvolvido por este serviço diocesano que no ano que passou percorreu todas as ilhas dos Açores e ouvidorias procurando aproximar e sedimentar a relação entre os vários responsáveis para um trabalho conjunto.
A Família é um dos assuntos do ano pastoral não só pela realização do Encontro Internacional de Filadélfia mas também pela realização do Sínodo dos Bispos em Roma, em Outubro. De resto foi este serviço que orientou as respostas ao questionário enviado às Dioceses pela Santa Sé.
Em declarações ao Sítio Igreja Açores nessa altura (fevereiro último) o Diretor do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral familiar sublinhou a “proximidade” entre as posições da Igreja nos Açores e as do Papa Francisco, referindo que depois de uma consulta às bases, “tenho a ideia, ainda mais fundamentada, de que nos Açores estamos muito ao lado do Papa Francisco naquelas que têm sido as posições públicas sobre estes assuntos da família nos dias de hoje e queremos dar passos diferentes, nomeadamente no sentido de fazermos uma pastoral familiar a partir das famílias”.
“A nossa diocese, num contexto nacional, tem consciência de que é preciso mudar algumas coisas dentro da pastoral familiar, que é precisa uma mudança de rumo em muitos aspetos e que é essencial mexer, por exemplo na Humanae Vitae”, salientou o Cònego José Medeiros Constância.
“Vamos ficar à espera do que vem de Roma; estas são as nossas achegas e esperamos que haja uma mudança senão ficaremos dececionados”, concluiu o responsável diocesano.
Esta jornada formativa na diocese de Angra termina com o “Domingo Diocesano de Oração pela Família”, celebrado a 27 de setembro, em comunhão com o último dia do Encontro Mundial de Famílias em Filadélfia, no qual participará o Papa Francisco.
Haverá uma Oração em todas as eucaristias dominicais da Diocese “pelo bom resultado do Sínodo em Roma e pela Pastoral Familiar nos Açores”.