8.º Simpósio do Clero convida a refletir sobre a “identidade e missão dos presbíteros”

Iniciativa conta com 345 sacerdotes inscritos

Centenas de sacerdotes de todo o país participam a partir de hoje em Fátima no 8.º Simpósio do Clero, que este ano terá como tema “O padre, irmão e Pastor”.

O encontro organizado pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), organizadora do evento, conta com 350 sacerdotes que vão ter a oportunidade de refletir durante quatro dias sobre a “identidade e missão dos presbíteros”.

Entre os participantes estão dez sacerdotes da Diocese de Angra.

Este encontro anual constitui “um momento de encontro, de ajuda mútua na formação permanente, de oração em comum, de convívio e intercâmbio de experiências pastorais entre Presbíteros de todas as Dioceses portuguesas”, dizem os organizadores

Com a colaboração específica de Religiosos, Presbíteros e Cristãos leigos na abordagem dos variados temas, “todo o Simpósio será um itinerário teologal de reflexão e concretização pastoral: 1. Presbíteros: (identidade e missão) do Concílio à actualidade; 2. Pastores: caridade e santidade; 3. A beleza da consagração; 4. O Padre e o entusiasmo na evangelização”, referem, ainda, os organizadores

O Simpósio tem vários paineis onde participarão entre outros, D. António Francisco dos Santos (Bispo do Porto); Adriano Moreira (professor Universitário); Fátima Campos Ferreira (jornalista); Pedro Mexia (jornalista/Escritor); Henrique Leitão (cientista); Lídia Jorge (escritora), o Reitor do Santuário de Fátima, Pe Carlos Cabecinhas e Luciano Manicardi, monge do Mosteiro de Bose, entre muitos outros

A diocese de Angra, que anualmente marca sempre presença neste simpósio, este ano terá 10 sacerdotes presentes: o Vigário Geral, Cónego Hélder Fonseca Mendes; p Vigário Episcopal para a ilha de São Miguel, Pe Cipriano Pacheco; todos os elementos da equipa formadora do Seminário Episcopal de Angra- Cónegos Hélder Miranda Alexandre (Reitor); Ricardo Henriques (Vice-reitor); Gregório Riocha(Diretor espiritual) e o Pe Júlio Rocha (Prefeito de Estudos); o diretor do Serviço Diocesano de Liturgia, Pe Marco Luciano; o diretor do Serviço Diocesano para a Mobilidade Hmana, Pe Jacinto Bento; o pároco da Matriz de São Sebastião, Ponta Delgada, Pe Nemésio Medeiros e o Pe Paulo Areias, em serviço na Alemanha.

O simpósio deste ano pretende assinalar os 50 anos do decreto do Concílio Vaticano II “Presbyterorum Ordinis” sobre “O Ministério e a Vida dos Sacerdotes”; o “Ano da Vida Consagrada” que está a decorrer e também a “figura ímpar do Beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires, os seus escritos e a sua vida”, refere a CEVM.

O programa da iniciativa terá no dia 1 de setembro um tempo dedicado ao beato português, com apontamentos de Jorge Barbosa e de Adriano Moreira.

No dia seguinte, os sacerdotes serão convidados a refletir sobre a “beleza da consagração”, com duas conferências de Luciano Manicardi e a visualização de um filme.

O simpósio encerrará com uma oratória sobre ‘O padre e o entusiasmo na evangelização’, proferida pelo padre jesuíta José Correia Frazão, provincial da Companhia de Jesus em Portugal.

Scroll to Top