63 equipistas dos Açores estão em Fátima

Encontro Nacional anual das ENS debate o tema “Chamados a viver em comunhão”

Foto: Igreja Açores/ENS

Sessenta e três equipistas das Equipas de Nossa Senhora(ENS) da Região Açores, entre as quais, dois conselheiros espirituais , participam no Encontro Nacional das Equipas de Nossa Senhora (ENS) em Fátima, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

‘Chamados a viver em Comunhão’, é o tema do encontro, que reúne mais de 1300 pessoas.

Em Fátima estão os novos responsáveis mundiais das Equipas de Nossa Senhora, um movimento que está em 92 países: Mercedes e Alberto Perez (Valência/Espanha) assumiram funções no encontro internacional 2024, realizado em julho, e consideraram “notável” a capacidade da Supra-Região Portugal realizar anualmente um encontro nacional, fazendo um “apelo ao encontro”, após “uma época em que era tão difícil”, porque acreditam que “é essencial”.

Neste encontro foi apresentado o programa para o ano pastoral 2024-2025 da Supra Região Portugal, e Fátima e António Carioca, o casal responsável que tomou posse há um ano (2023-2028), explica que a equipa “determinou cinco grandes dimensões estratégicas”, que vão trabalhar alinhados com o Ano Santo 2025: “O casal, o movimento serve para servir os casais enraizados no Sacramento do Matrimónio; as equipas, para que sejam verdadeiras comunidades de vida e de fé e de entreajuda; o movimento, inovador, ágil, flexível, ao serviço de todos aqueles que necessitam; a relação à Igreja e à própria sociedade”.

“São dimensões estratégicas e continuaremos a trabalhá-las, este ano, muito alinhados com o Jubileu da Esperança. Não teremos ações concretas, porque a grande maioria dos nossos casais está ao serviço da própria Igreja e da sociedade. Em todas as dioceses há muitas atividades que estão a ser programadas e nós queremos que os casais façam parte dessa massa grande, desse povo de Deus, que é a Igreja”, desenvolveu Fátima Carioca.

O programa deste encontro nacional 2024 das Equipas de Casais de Nossa Senhora “faz desenvolver, crescer e que dá ideias para o dia-a-dia”, quando regressam “ao mundo real”, e, a partir do tema geral, foi dividido em três partes, ao longo deste sábado e domingo: ‘Com o coração ardente; chamados a viver em Comunhão, um caminho de Esperança’.

Segundo António Carioca, do casal coordenador da Supra-Região Portugal das ENS, na primeira dimensão o encontro nacional faz eco do encontro internacional deste movimento de casais, realizado este ano em Turim (Itália), onde estiveram “cerca de 400 participantes” mas têm “8 mil pessoas, muita gente tem agora oportunidade de ouvir esses testemunhos”; depois o casal responsável pelo movimento a nível internacional partilha “as orientações para os próximos seis anos”, e, este domingo, a terceira etapa “faz a ponte” para o que vão viver no movimento e na Igreja Católica em 2025, o Jubileu da Esperança.

O tema do encontro nacional 2024, ‘Chamados a viver em Comunhão’, coincide com a orientação geral do Movimento das ENS para os próximos seis anos, Fátima Carioca salienta que “é um olhar para o futuro” das Equipas de Nossa Senhora, mas está também relacionado com o caminho sinodal que a Igreja Católica “está a fazer”, nomeadamente “a vivência em comunhão, que é um dos carismas fundacionais das equipas de Nossa Senhora, uma equipa viva em comunhão”.

As Equipas de Nossa Senhora celebram em 2025 os 60 anos da chegada aos Açores. Os Açores têm dois sectores: Açores Centro com 23 Equipas e Açores Oriental com 11 equipas, duas delas a terminar a pilotagem.

As Equipas de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal, fundado em França em 1938 pelo Pe. Henri Caffarel, e tem como objetivo ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão, pela palavra e pelo testemunho de vida. Cada equipa é constituída por um número indicativo de 5 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha de vida e estudo de um tema de formação cristã, para se entre-ajudarem numa caminhada com Cristo.

(Com Ecclesia)

Scroll to Top