“Eu creio, nós cremos: de Niceia ao hoje da catequese” é o tema do encontro
A diocese de Angra vai acolher de 1 a 3 de maio do próximo ano, em que a Igreja celebra o Jubileu da Esperança, o encontro nacional dos secretariados da catequese e evangelização, que é promovido anualmente pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
“Eu creio, nós cremos: de Niceia ao hoje da catequese” é o tema do encontro que reunirá todos os secretariados diocesanos e, por se realizar nos Açores, também abrangerá os dirigentes da catequese em cada uma das ilhas açorianas.
Este encontro, além de proporcionar a partilha de experiência por parte dos Secretariados Diocesanos, é sempre composto por uma componente formativa significativa que mobilizará vários recursos diocesanos e nacionais.
A primeira conferência sobre “O Concílio de Niceia: Contexto histórico no Oriente e no Ocidente. Antecedentes e consequências” será proferida pelo cónego Adriano Borges, logo no primeiro dia. No dia 2 de maio, às 10h00, o padre Pedro Lima fará a segunda conferência sobre “Recitar com fé o Credo é entrar em comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo” (CCE 197): o dogma trinitário-cristológico-antropológico” e a terceira, e última, conferência será proferida pelo cónego Hélder Fonseca Mendes sobre “A afirmação da Fé na catequese: do professado ao vivido”. No segundo dia, da parte da tarde, haverá uma sessão de trabalhos de grupo sobre a “catequese como laboratório do diálogo”.
O segundo dia encerra com uma Eucaristia na Sé de Angra, presidida pelo Bispo D. Armando Esteves Domingues e que será aberta a todos os catequistas da ilha.
O Encontro terá ainda um momento cultural e um passeio pela Cidade Património da Unesco.
Programa
1 de maio, 5ª feira
18h00 – Acolhimento (diocese de Angra)
19h30 – Jantar
21h10 – 1ª conferência: O Concílio de Niceia: Contexto histórico no Oriente e no Ocidente. Antecedentes e consequências.
Cónego Adriano Borges
23h00 – Oração da noite
2 de maio, 6ª feira
09h30 – Laudes
10h00 – 2ª conferência: “Recitar com fé o Credo é entrar em comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo” (CCE 197): o dogma trinitário-cristológico-antropológico.
Pe. Pedro Lima
11h30 – Intervalo
11h45 –3ª conferência: A afirmação da Fé na catequese: do professado ao vivido.
Cónego Hélder Fonseca Mendes
13h00 – Almoço
15h00 – Trabalhos de Grupo: A catequese como “laboratório” de diálogo.
16h30 – Intervalo
17h00 – Continuação dos trabalhos
18h00 – Saída para a Sé de Angra
19h00 – Eucaristia presidida por D. Armando Esteves Domingues
20h00 – Jantar
21h00 – Serão cultural
3 de maio, sábado
09h00 – Eucaristia presidida por D. António Augusto de Oliveira Azevedo
09h00 – Passeio cultural
13h00 – Almoço