60 catequistas realizaram este domingo o seu compromisso com a Igreja Arrifes

Foto: Igreja Açores/ML

Unidade pastoral atrai jovens para a catequese dos mais novos

Sessenta catequistas celebraram este domingo o seu compromisso para a catequese do primeiro ao 10º ano na Igreja dos Arrifes,  que passa a ser oferecida nas três comunidades da Saúde, Milagres e Piedade.

“Este ano conseguimos um grupo de catequistas significativo o que permitirá que cada comunidade desta unidade que é a Igreja Arrifes possa oferecer os 10 anos de catequese”, referiu ao Igreja Açores o padre Marco Luciano.

“Mantemos sempre esta unidade mas respeitando o ritmo e a identidade de cada uma das três comunidades da saúde, dos Milagres e da Piedade”, os três centros de culto desta realidade eclesial que integra a ouvidoria de Ponta Delgada.

“Por favor, nunca se cansem de ser catequistas. Não ‘dar a lição’ da catequese. A catequese não pode ser como uma hora escolar, mas é uma experiência viva de fé que cada um de nós sente o desejo de transmitir às novas gerações”, refere a página do Facebook Igreja Arrifes, citando o Papa Francisco.

“Só o encontro interpessoal abre o coração para acolher o primeiro anúncio e desejar crescer na vida cristã com o próprio dinamismo que a catequese nos permite realizar” prossegue, lembrando que “Não se nasce catequista, vamo-nos tornando catequistas. O nosso ‘sim’ diário a Deus vai-nos transformando.”

“Demos graças a Deus pelo dom da vocação dos nossos Catequistas. Obrigado pelo vosso Sim!”, afirma o padre Marco Luciano Carvalho.

O compromisso foi professado hoje nas Missas dominicais dos três centros de culto. Uma das particularidades deste grupo é a “presença de jovens e o regresso de muitas catequistas” refere ainda o sacerdote em declarações ao Igreja Açores.

A juventude, a par da pastoral sócio-caritativa é, de resto, a grande prioridade do ano pastoral nesta igreja local.

“Todos os meses teremos uma atividade com os jovens;  próxima é a `Caminhada solidária´, no próximo dia 18 de novembro, na qual envolvemos os jovens e os escuteiros. Queremos que comecem a participar e despertem para uma presença noutros grupos e movimentos dentro da Igreja” refere ainda destacando a atividade “muito viva” dos dois grupos de jovens dos Arrifes.

Os jovens integram, de resto, o novo “Grupo dos Doze” que é o novo Conselho Pastoral dos Arrifes, eleito no passado dia 10. Tem três representantes de cada uma das três comunidades dos Arrifes e três jovens mais ligados à pastoral juvenil e sócio-caritativa.

Foto: Cartas da Caminhada Sildária
Scroll to Top