Estudo do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, que vai ser apresentado na UCP, em Lisboa, no dia 6 de julho, indica que metade dos jovens religiosos são católicos
O Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP) da Universidade Católica realizou o estudo “Jovens, Fé e Futuro” e concluiu que mais de metade dos jovens portugueses, 56%, são religiosos e destes 50% afirmam-se católicos.
As principais conclusões do estudo realizado pelo CEPCEP foram debatidas nas Jornadas do Episcopado Português, que hoje terminaram em Fátima, sobre o tema “JMJ Lisboa 2023 – Desafios Pastorais Pós-jornadas para as Dioceses e para a CEP”.
O estudo realizado pelo centro da Universidade Católica Portuguesa vai ser apresentado à comunicação social no dia 6 de julho, em Lisboa, e foi realizado a partir de um questionário online, entre abril e outubro de 2022, contando com 2480 respostas de jovens entre os 14 e os 30 anos.
O estudo “Jovens, Fé e Futuro” foi realizado para a Conferência Episcopal Portuguesa e, após a apresentação na UCP e a realização da Jornada Mundial da Juventude, vai fazer parte de uma publicação que inclui análises aos dados apurados, onde estão também refletidos os valores, os desafios do futuro e o envolvimento dos jovens na construção do futuro.
Na conclusão das Jornadas Pastorais do Episcopado, onde foram apresentados os desafios que a JMJ Lisboa 2023 coloca à Igreja Católica em Portugal, tanto pelos organizadores da jornada como por responsáveis pela Pastoral Juvenil nas dioceses, o presidente da CEP afirmou que o estudo apresentado pelo CEPCEP “faz parte do processo de escuta” desenvolvido pela Igreja, nomeadamente no contexto do Sínodo dos Bispos.
Na conclusão das Jornadas Pastorais do Episcopado, D. José Ornelas apontou à realização da Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 1 e 6 de agosto, afirmando que é ocasião de “fazer festa de Igreja”.
“Vamos fazer a festa com os nossos jovens e com os jovens que vão chegar”, disse o presidente da CEP.
Para o bispo de Leiria-Fátima, Portugal vai mostrar que é feito de “gente que acolhe e vive a alegria de ser Igreja”, em todas as dioceses do país, nos Dias nas Dioceses, e depois na semana da JMJ, em Lisboa e nas dioceses de Setúbal e Santarém, que são também de acolhimento dos jovens que participam nos eventos centrais da jornada.
“Aí vamos estar todos, com fé, porque estamos a fazer uma coisa que é muito importante para a Igreja toda e para o mundo”, afirmou.
Após a realização das Jornadas Pastorais do Episcopado, que este ano tiveram a participação dos responsáveis pelos Comités Organizadores Diocesanos da JMJ Lisbao 2023 e de vários serviços da CEP, os bispos vão realizar uma Assembleia Plenária; no fim dos trabalhos, esta quarta-feira, será divulgado um comunicado.
(Com Ecclesia)