Bispos vão publicar também um documento sobre o Congresso Eucarístico Nacional e analisar o programa da visita Ad Limina
A Conferência Episcopal Portuguesa vai analisar na próxima Assembleia Plenária as reparações financeiras a vítimas de abuso sexual de menores e pronunciar-se, entre outros temas, sobre os 50 anos do 25 de Abril.
Em comunicado citado pela Agência Ecclesia e enviado pelo Gabinete de Comunicação da Conferência Episcopal Portuguesa, indica-se que, após as informações e propostas das Comissões Episcopais e Delegados da CEP, a agenda de trabalhos analisa o tema “proteção de menores e adultos vulneráveis: reparações financeiras”.
Entre os documentos que vão ser debatidos pelos bispos de Portugal está uma “Nota Pastoral a propósito dos 50 anos do 25 de Abril de 1974” e outra sobre o “5.º Congresso Eucarístico Nacional”.
A agenda da reunião, na qual participará o bispo de Angra, refere também que os bispos vão fazer a “apreciação do Relatório da CEP” sobre o processo sinodal 2021-2024 e analisar o programa da Visita Ad Limina, que decorre entre os dias 20 e 24 de maio de 2024.
A Assembleia Plenária da CEP vai também tratar as “iniciativas de preparação e celebração” Jubileu 2025, fazer várias nomeações e apreciar o relatório de contas de 2023 do Secretariado Geral da CEP.
A reunião dos bispos de Portugal começa com as palavras de abertura do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, às 16h00 do dia 8 de abril, e termina com uma conferência de imprensa, no dia 11 do mesmo mês, às 15h00.
A Conferência Episcopal Portuguesa foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999 e 2005; é o conjunto dos bispos das dioceses que, para melhor exercerem as suas funções pastorais, põem em comum preocupações e experiências, acertam critérios de ação e coordenam esforços.
(Com Ecclesia)