Peregrinação nacional à Cova da Iria tem como tema “Deus está contente”
46 crianças açorianas, com idades compreendidas entre os 8 e os 13 anos, participam a partir esta quarta feira na 38ª Peregrinação Nacional das Crianças ao Santuário de Fátima, que tem como tema “Deus está Contente”.
Os jovens, que serão acompanhados das catequistas e de alguns elementos do Movimento da Mensagem de Fátima, “estão entusiasmados e nós queremos que esta peregrinação lhes toque o coração” disse ao Sítio Igreja Açores o responsável pelo Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima, Nelson Gonçalves.
“Para além do convívio entre elas e com outras crianças, de outras zonas do país, esperamos que façam uma boa caminhada espiritual que lhes abra horizontes de fé, de forma a que quando regressarem aos Açores possam também contagiar outras crianças e até as próprias famílias”, acrescentou o dirigente.
As crianças são oriundas das ilhas de São Miguel e da Terceira (23 de cada uma) e serão acompanhadas de oito adultos.
“Elas receberam formação, sabem ao que vão e estão dispostas a fazer a sua primeira peregrinação. Para muitas destas crianças será mesmo a primeira vez que saem da ilha o que também constitui uma mais valia”, refere ainda Nélson Gonçalves.
A 38ª Peregrinação Nacional das Crianças tem como tema “Deus está contente” e será presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro.
O lema deste ano é inspirado na mensagem deixada pelo Anjo, em 1916 e depois reiterada por Nossa Senhora em 1917, aos três pastorinhos, para que se entregassem a Deus e rezassem por si e pela conversão dos pecadores para que Deus ficasse contente.
Durante o mês de maio, durante a caminhada preparatória, as crianças foram desafiadas, a praticar o bem e sempre que o fizessem deveriam anotar num papel e guardá-lo dentro de uma caixa que agora será entregue a Nossa Senhora no dia 10 de junho, no Santuário.
A peregrinação começa com uma celebração e uma vigília, seguindo-se no dia 10 a Eucaristia.
A Peregrinação Nacional das Crianças é a que movimenta mais peregrinos para além das peregrinações internacionais aniversárias de maio e de outubro.