Segundo turno de CPM realiza-se este fim de semana no Seminário de Angra
41 casais de noivos da ilha Terceira, um número recorde, participam no Curso de Preparação para o Matrimónio(CPM) durante este fim de semana, entre sábado e domingo, no Seminário Episcopal de Angra, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
Trata-se do segundo turno de CPM que a ouvidoria de Angra organiza em cada ano pastoral e, para já, regista a adesão “mais significativa de sempre, embora confirmando uma tendência já verificada nop último turno”, diz o assistente espiritual do CPM na ilha Terceira, Cón. Gregório Rocha.
A primeira sessão, designada de reunião zero, teve lugar terça feira, dia 8, e nela compareceram 41 casais, esperando-se , no entanto, que “ainda possam aparecer mais outros” que não puderam estar presentes mas que poderão integrar “o retiro” de fim de semana.
A ouvidoria da Terceira opta por uma formação intensiva de dois dias, a que acresce a primeira sessão para conhecimento mutuo. A equipa formadora de ilha é composta por seis casais e um assistente espiritual.
Questionados sobre as razões porque procuram o CPM, os jovens casais de noivos mantém as respostas habituais, ou seja, “porque o CPM é obrigatório para celebrar o matrimónio”, mas “muitos já vêm com outra intenção” e por isso, “aproveita-se este momento para os integrarmos na vida da igreja, convidando-os a participar nos movimentos”.
Os CPM´s são obrigatórios para quem quer celebrar o matrimónio religioso e são organizados em função de temas. Cada casal formador prepara um tema que é apresentado aos futuros casais de uma forma testemunhal e depois, há trabalho de grupo.
(Com Nuno Pacheco de Sousa)