Iniciativa teve lugar no Seminário Episcopal de Angra
40 dirigentes, oriundos de 9 grupos de jovens da ilha Terceira, participaram hoje num workshop formativo sobre dinâmica de grupo e misericórdia, que se realizou no Seminário Episcopal de Angra, numa iniciativa do serviço da pastoral juvenil da ilha.
“Estamos contentes pois correspondeu às expetativas por nós delineadas” disse ao Sítio Igreja Açores o responsável, o reitor Pe Hélder Miranda Alexandre.
“Embora tenhamos muitos mais grupos de jovens na ilha sabíamos que que este não era o momento para grandes multidões e o tema era sobretudo dirigido aos responsáveis”, explicou o sacerdote que é responsável pela pastoral juvenil na Terceira e pela pastoral vocacional a nível diocesano.
O workshop dividiu-se em duas partes. A primeira, de manhã, foi orientada pela socióloga Tânia Ferreira, docente do Seminário Episcopal de Angra, que falou sobre dinâmicas e técnicas de dinamização dos grupos de jovens, com enfoque na motivação. À tarde foi a vez do professor de Teologia Moral, Pe. Júlio Rocha falar sobre Misericórdia.
Trata-se do tema do ano e a reflexão desta tarde “permitiu uma preparação para o dia mundial da juventude”, acrescentou o Pe Hélder Miranda Alexandre.
Em declarações ao Sítio Igreja Açores o Pe. Júlio Rocha elogiou a iniciativa lembrando que é uma forma da “igreja se aproximar dos jovens”.
“A igreja da ilha Terceira, porventura esqueceu-se de uma dimensão que os jovens buscam muito: respostas para as suas necessidades vocacionais e momentos como estes podem servir para essa reaproximação”, disse o sacerdote.
“Temos de ser capazes de ajudar os jovens a projetarem o futuro e fazer com que eles se comprometam”, precisou ainda o Prefeito de estudos do Seminário Episcopal de Angra.
Recorde-se que os jovens destes grupos- cerca de 30 existentes na ilha- vão ser os responsáveis pela animação de vigílias marianas depois da celebração das Eucaristias durante a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima á ilha Terceira, que começa amanhã.
Além desta iniciativa formativa que ainda teve um momento de lectio divina e de reflexão individual e em grupo a partir do Evangelho da Misericórdia, a pastoral juvenil da ilha fará uma vigília do Espirito Santo e a Caminhada final do ano pastoral, para além, naturalmente da vigília e da comemoração do dia Mundial da Juventude, no próximo domingo de Ramos, nos Altares e em São Mateus, respetivamente.
(Com Nuno Pacheco de Sousa)