34 jovens terceirenses participam em peregrinação à comunidade ecuménica de Taizé

Um dos grupos é composto apenas por raparigas de 15 e 16 anos, que frequentam o 10º ano de catequese na paróquia da Sé e, pelo menos, para duas delas, será a primeira vez que saem da ilha.

Dois grupos de 34 jovens terceirenses rumam no próximo Domingo de Ramos para França, ao encontro da comunidade ecuménica de Taizé, onde permanecerão até ao domingo de Páscoa, apurou o Portal da Diocese.

 

 

Os jovens que frequentam o 10º ano de catequese estão repartidos por dois grupos, com organização autónoma – 24 oriundos dos Altares e 10 da Paróquia da Sé- e participarão em todas as atividades previstas para esta altura nesta comunidade ecuménica.

 

A Comunidade foi fundada em 1940 pelo Irmão Roger e é dedicada à reconciliação. A comunidade ecuménica é constituída por mais de cem homens de várias nacionalidades, representando ramos Protestantes e Católicos da Cristandade.

 

A vida na comunidade foca a oração e a meditação cristãs, orientada sobretudo para os mais novos pois 80% dos frequentadores desta comunidade têm entre os 16 e os 30 anos.

 

A comunidade, apesar de origem Europeia Ocidental, procura acolher pessoas e tradições ao longo do globo.

 

“Desde 2004 que participo em orações TZ e no ano passado organizei com este grupo de 10 raparigas um retiro TZ de três dias e já desenvolvemos seis orações TZ por isso julgo que elas estão preparadas para esta peregrinação” disse ao Portal da Diocese o catequista da Sé João Pedro Cardoso, que orienta o grupo de crismandas que celebrará o seu crisma no dia 8 de junho.

 

Na comunidade realizam-se habitualmente três orações diárias, verificando-se igualmente períodos de meditação, que aumentam de intensidade com a idade.

 

Para duas delas vai ser uma experiência “única” pois “conciliam a peregrinação com uma primeira saída da ilha”.

 

“Estão muito entusiasmadas e desejosas da partida pois para além da oração sabem que vão conhecer muita gente, até de outras religiões (ortodoxa e anglicana) e por isso vivem momentos que são um misto de curiosidade e de vontade de partir à descoberta”, sublinha João pedro Cardoso.

 

Além das atividades orientadas para a religião haverá muitas outras adaptadas à idade, “portanto elas terão sempre ocupação”, garante o catequista.

 

As jovens da Sé partem da ilha Terceira para Lisboa no Domingo de Ramos e farão o percurso até França de autocarro, numa viagem programada de cerca de 24 horas. Regressam a Portugal no dia 20 de abril.

 

A comunidade de Taizé tornou-se um importante destino de peregrinação Cristã com milhares de pessoas que a visitam cada ano, e grupos até seis mil pessoas por semana, especialmente durante o verão.

 

Os encontros de uma semana com jovens de várias nacionalidades (para jovens dos 17 aos 30 anos de idade) são a prioridade da comunidade.

 

Esta peregrinação insere-se na formação dos 10 anos da catequese e visa proporcionar às 10 jovens uma consolidação dos seus conhecimentos tornando-as cidadãs mais responsáveis, com valores Cristãos e conscientes da sua responsabilidade futura na sociedade.

 

A deslocação terá um custo global de 3.300 euros. Para a financiar efetuaram-se várias iniciativas (Festival de sopas, vendas à porta da Igreja e vendas porta a porta) que permitiram angariar verbas que, conjugadas, com apoios oficiais, nomeadamente da Direção Regional da Juventude, “vão tornar possível esta viagem”.

Scroll to Top