Iniciativa decorreu entre os dias 7 e 11 de outubro, na Casa do Povo da Guadalupe
Durante cinco dias, 30 catequistas da Ouvidoria da Graciosa puderam participar na formação “Ser Catequista”, ministrada pelo padre Bruno Rodrigues, que decorreu na Casa do Povo da Guadalupe.
Hoje, com a evolução da concepção sobre a catequese, acentua-se o valor da experiência de Deus, mais do que a tradicional catequese ligada aos conteúdos da fé ou à doutrina. Por isso, os catequistas da Graciosa tiveram oportunidade de ganhar ferramentas para desenvolverem uma catequese mais voltada para a Palavra proclamada, anunciada e ensinada, que leve o catecúmeno a experimentar Deus, através de uma catequese mais vivencial e mistagógica de inspiração catecumenal.
Esta formação insere-se no âmbito de uma formação continua exigida ao catequista para se manter atualizado em tempos de uma mudança acelerada da sociedade, e por isso do contexto em que ela é desenvolvida.
A catequese é um processo contínuo de educação da fé para crianças, jovens e adultos. Este processo, que se desenrola num itinerário pedagógico e mistagógico, educa na fé e conduz o catequizando para dentro do Mistério Pascal, cujo centro vital é Jesus Cristo. A finalidade da formação do catequista é torná-lo apto a transmitir o Evangelho, a comunicar a mensagem cristã. Esta formação visa capacitar o catequista a construir um itinerário eficaz que, através das diversas etapas, anuncie Jesus Cristo, explique o mistério do Filho de Deus feito homem por nós e ajude o catecúmeno a identificar-se com Jesus, através dos sacramentos da iniciação.
O padre Bruno Rodrigues é pároco dos Cedros, Pedro Miguel e Ribeirinha, na ilha do Faial.