28ª Semana Bíblica de São Miguel centrada nos Salmos

 

Foto: Cartaz do evento

Iniciativa decorre diariamente às 20h00 no Salão Paroquial da Maia

A 28ª Semana Bíblica de São Miguel decorre de 21 a 24 de novembro e terá como tema “Rezar com os Salmos”.

Organizado pelo Secretariado Bíblico de São Miguel, este momento de oração e reflexão, que decorrerá diariamente a partir das 20h00 no Salão paroquial da Maia, ouvidoria dos Fenais da Vera Cruz, será orientado pelo padre Francisco Ruivo.

O padre Francisco Ruivo é biblista e serve na diocese de Santarém, onde é responsável pela pastoral familiar e Diretor da Escola Diocesana de Teologia e Ministérios.

A proposta de “Rezar com os Salmos” visa preparar o ano da oração que será celebrado em 2024 e que será de preparação do Jubileu da Esperança agendado pelo papa Francisco para 2025.

Os salmos nascem da experiência quotidiana de um povo que, com grande simplicidade e paixão, descreve a amizade de Deus com os homens.

Os salmos são orações, elevações a Deus cantadas pelo povo de Deus. São orações cantadas, no sentido de que não são ditas simplesmente com os lábios, mas são orações em que todo o homem se envolve na sua emotividade, na sua fantasia e na sua imaginação.

Segundo o cardeal Carlo Martini, em A Sede de Deus,  “Os salmos devem ser cantados, pelo menos interiormente, para se poder entender a sua mensagem(…)Cada palavra, cada imagem e cada símbolo deveria ser meditado com grande atenção para que exprimisse toda a sua riqueza. Não basta dizer que o salmo diz isto e mais aquilo; é preciso poder afirmar que o salmo “me” diz isto e mais aquilo, e que “mo” diz deste modo e “me” faz vibrar assim. Portanto, é uma oração que deve ser recebida com toda a força poética de que nasceu”.

“Ainda hoje os recitamos porque, neles, Deus nos fala e nos faz falar, isto é, Deus ensina-nos a falar com Deus; Deus fala a Deus. Segundo a tradição cristã, nos salmos é o próprio Jesus Cristo que fala a Deus, é Jesus Cristo quem põe na boca da Igreja as palavras verdadeiras, quem põe na boca do homem sofredor de todos os tempos as palavras verdadeiras que o próprio Deus explicou e fez brotar na história da salvação” diz ainda.

Os 150 salmos compõem o Saltério, e tratam um pouco de tudo : vão das lamentações individuais aos hinos pela vitória, às exaltações pelo rei, à proclamação da glória de Deus, às expressões da alegria do tempo. Todos os aspetos culturais, religiosos, civis e sociais de Israel entram nos salmos.

A entrada nesta Semana de oração com os Salmos é livre.

Scroll to Top