IV Peregrinação Diocesana de Acólitos integrada no festival jovem Zarpar

Peregrinação, que conta pela primeira vez com acólitos da Graciosa, será presidida pelo bispo de Angra

A ouvidoria da Lagoa vai acolher no próximo dia 9 de julho a IV Peregrinação Diocesana de Acólitos, que estará integrada no festival jovem Zarpar e será presidida pelo bispo de Angra, D. João Lavrador.

De acordo com uma nota enviada pelo Serviço Diocesano de Liturgia ao Sítio Igreja Açores estão já inscritos acólitos das ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa, o que acontece pela primeira vez.

A peregrinação decorre no Convento dos Franciscanos, na Lagoa, e é composta por dois tempos diferentes: de manhã haverá uma sessão mais formativa e teórica centrada na “Vocação”, que será orientada pelo Seminário Episcopal de Angra, e da parte da tarde, funcionarão os workshops.

“Ser Acólito, iniciação ao Ministério”, pelo Pe. Luís Leal (diretor do Serviço Nacional de Acólitos); “O Ano Litúrgico, Cores e Alfaias Litúrgicas”,  pelo Pe. Marco Luciano (Diretor do Serviço Diocesano de Liturgia) ; “Parábolas da Misericórdia”,  pelo Pe. Marco Sérgio Tavares (ouvidor adjunto de Ponta Delgada) e “Os Patronos dos Acólitos”,  pelo Pe. Nuno Maiato (da ouvidoria da lagoa)

Durante a formação os jovens acólitos serão, ainda, convidados a participar numa visita guiada à Coleção Visitável da Igreja Matriz de Lagoa, com orientação de Joana Simas.

Cada acólito tem a oportunidade de escolher um dos dois Workshops previstos por hora.

Scroll to Top