Evento decorre de 19 a 23 de julho no Faial.
Realizou-se este sábado, dia 19 de julho, a abertura oficial do IV Rover Açoriano, atividade da responsabilidade da Junta Regional dos Açores, e direcionada aos Caminheiros/Companheiros (18 aos 22 anos) do Corpo Nacional de Escutas(CNE), informa uma nota a que o Portal da Diocese teve acesso esta segunda feira.
A realizar-se pela primeira vez na ilha do Faial, o Rover conta com a participação de cerca de 150 escuteiros, que até ao próximo dia 23 irão colorir de vermelho as paisagens e ruas do Faial, desenvolvendo várias atividades sobre o lema deste encontro – “Altos voos”-.
“O Escutismo mostra hoje, passados 100 anos a nível mundial e 90 anos nos Açores, grande vigor e dinamismo. Tem conhecido nos últimos anos uma expansão notável e prestado um contributo precioso à educação dos jovens. Tornou-se um movimento prestigiado e procurado. Muitos pais desejam introduzir os seus filhos no Escutismo, muitos adolescentes, crianças e jovens interessam-se e dedicam-se a este movimento”, afirmou, na ocasião, o Chefe Regional, Manuel Pires Luís.
Durante a cerimónia de abertura deste Rover, que coincide com o inicio das comemorações dos 90 anos do CNE nos Açores foram, também, homenageados escuteiros e entidades pelo seu desempenho aquando do IV ACARAL, realizado no Faial em 2007.
O IV Rover Regional “Altos Voos” decorre até ao dia 23 de julho, no Parque de Exposições do Faial, e evoca a importância da Baía da Horta no contexto das travessias transatlânticas do século XIX. Esta atividade marca igualmente o início das comemorações dos 90 anos do CNE nos Açores.