Diretor do Serviço em São Miguel sublinha “sede de aprender” dos catequistas
Cento e cinquenta catequistas da ilha de São Miguel participaram numa formação intitulada “Ser catequistas” que se realizou pela primeira vez em São Miguel e mobilizou também um dos pares do Faial, padre Bruno Rodrigues.
A formação, que decorreu em Ponta Delgada de 6 a 12 de novembro, foi mais uma “aposta ganha” em prol da formação dos catequistas da ilha: “uma experiência muito positiva como se constou nos comentários dos vários catequistas presentes na mesma” informa uma nota enviada ao Igreja Açores.
“Há, de facto, uma sede de uma certa parte do dos nosso catequistas, em se manterem atualizados, mas o ideal, é que esta sede chegue e toque a todos.”
“Estamos conscientes do grande desafio dos próximos tempos que será o de levar por diante o novo itinerário para a catequese, onde tantos catequistas, crianças, adolescentes, famílias e comunidade, são o alvo de um processo de catecumenato que leva à conversão pessoal e comunitária, por um lado e, ao compromisso pessoal e comunitário, por outro.
No final da formação que aconteceu este sábado, dia 11 de novembro, a equipa apresentou já algumas linhas da caminhada do advento que está a ser preparada em sintonia com o Serviço Diocesano.
Também foi relembrado no final do encontro a próxima atividade da catequese da ilha, o dia do catequista, que será a 3 de dezembro na ouvidoria de Lagoa.
A formação “Ser Catequista” irá ser apresentada, na ilha de Santa Maria, em janeiro de 2024.