Campanha da Cáritas decorre até ao Natal e já vai na 11ª edição.
A habitual operação de Natal da Cáritas – “10 Milhões de estrelas – Um gesto pela paz”- está na rua e este ano, à semelhança de outros, envolve também as escolas, sobretudo na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e as catequeses desenvolvidas nas comunidades paroquiais.
Trata-se de uma campanha que tem origem na Cáritas de França – Secours Catholique – e que em Portugal se realiza há já 11 anos.
Na base da campanha estão a divulgação e a promoção dos valores da “paz” que são personificados nas velas.
A proposta é que cada português compre e acenda uma vela na noite de Natal como sinal da sua adesão pessoal à paz.
O resultado da venda das velas é canalizado por um lado – 65% – para o apoio que a Cáritas presta à população em cada uma das vinte Dioceses onde está inserida e por outro – 35% – para um projeto internacional que é selecionado pela Instituição.
Nos Açores, particularmente na ilha Terceira, parte da receita desta campanha reverterá a favor do serviço de pediatria do Hospital do Santo Espírito.
A campanha Um gesto pela Paz pretende, ainda, criar a figura do Embaixador da Paz que é um jovem que, pelo seu testemunho e pelo seu envolvimento quer na escola quer na comunidade onde vive, pode dinamizar iniciativas que tenham por base a paz, ultrapassando as barreiras raciais, religiosas ou outras.
A Cáritas, num comunicado a que o portal da Diocese teve acesso, adianta que pretende que os Embaixadores da Paz possam vir a integrar a rede da organização dando inicio a um trabalho continuado entre os mais novos.