Campanha da Cáritas já está na rua
A Cáritas Diocesana de Angra junta-se à Cáritas Portuguesa que acaba de lançar, pelo 21º ano consecutivo, a iniciativa “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, uma ação focada no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade em Portugal e que, simbolicamente, arrancou no dia em que a Igreja assinalou o Dia Mundial dos Pobres. Este ano a campanha desafia todos os portugueses a “dar luz a quem tantas vezes é invisível”. A Cáritas reforça, desta forma, a mensagem deixada pelo Papa Francisco para este dia: “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar”.
“Nunca como hoje foi tão importante falar de paz” diz Anabela Borba em declarações ao programa de rádio Igreja Açores.
“21 anos depois cá estamos nós com várias guerras no coração da Europa, no Médio Oriente e em tantos outros sítios” refere, mas, verdadeiramente, o que “seria importante é que todos nós, pudéssemos promover a paz no quotidiano das nossas vidas para sermos capazes também de levar a paz a essas pessoas”, afirma a dirigente da Cáritas diocesana de Angra.
Durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, todos os que quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão adquirir uma vela, pelo valor de 2€, nas Cáritas Diocesanas, escolas e paróquias aderentes e na cadeia de supermercados Pingo Doce, que se mantém como parceiro da Cáritas Portuguesa. Há ainda possibilidade de compra online no site www.caritas.pt/estrelas
Do total de verbas recolhidas com a venda das velas 65% irá reverter para cada Cáritas Diocesana e para os seus projetos locais e 35% reverte para o Fundo Lusófono Laudato Si, que prevê o apoio a microprojectos, sob o chapéu da Ecologia Integral, com o acompanhamento da Cáritas local. Desta forma é possível financiar e responder a necessidades de impacto local e alavancar comunidades na sua resiliência diária.