Peregrinação de senhoras tem como tema a misericórdia
A XV edição da Romaria feminina de Santa Clara, a mais expressiva de São Miguel pelo elevado número de participantes, realiza-se a 5 de março com saída da Igreja de Nossa Senhora de Fátima onde será celebrada uma Eucaristia, às 5h00, e segue depois até ao Mosteiro das Clarissas, nas Calhetas da Ribeira Grande.
A Romaria terá esta novidade, que é excepcional. A celebração da saída da Romaria será feita na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Lajedo, por esta ser Igreja Jubilar, para permitir que se inicie a Romaria a partir de uma “Porta Santa”.
“Queremos que esta nossa Romaria seja uma peregrinação Jubilar, um caminhar na Misericórdia, com a Misericórdia e para a Misericórdia”, refere a nota enviada pela organização liderada pelo assistente espiritual, Pe Norberto Brum.
Embora a saída da Romaria aconteça na Igreja Jubilar de Nossa senhora de Fátima, terá uma primeira paragem, precisamente na Igreja de Santa Clara, onde a imagem da Padroeira estará, na porta, “à espera” destas mulheres, acolhendo-as, e onde será feita uma oração especial, seguindo, depois, o seu percurso normal em direcção ao Mosteiro das Irmãs Clarissas, nas Calhetas, onde haverá uma grande celebração com bênção do Santíssimo Sacramento.
Em Ano Jubilar da Misericórdia, “Misericordiosas como o Pai”, é o tema para a vivência daquela Romaria que será preparada .
A Romaria é precedida de 3 encontros preparatórios, que “não são mais do que a oferta de uma oportunidade de reflexão e meditação”, refere a nota.
Os encontros deste ano estarão centrados no “Deus rico em Misericórdia”, e na necessidade da conversão na misericórdia.
Para além deste três encontros, haverá, ainda, uma grande celebração da Misericórdia de Deus.
Os encontros iniciam-se esta Quinta-feira, pelas 20h00, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima – Lajedo.
“É intenção desta Romaria, levar estas mulheres a re-descobrirem como Deus é rico de misericórdia para connosco mas, sobretudo, fazer-se sentir que a misericórdia de Deus leva-nos à prática da misericórdia com os outros: olhados pela Misericórdia… olhar com misericórdia! Tocados pela misericórdia… tocar com misericórdia!”, sublinha a nota.
Ainda estão a decorrer as inscrições, contudo, até à data, já há mais de 700 mulheres inscritas.
“Estamos a prever, pelos números dos últimos anos e pelo ritmo das inscrições, que poderemos atingir este ano 1000 mulheres! Trata-se de um número muito elevado de senhoras, contudo, tal como o coração de Deus, há sempre lugar para todos!”, conclui a organização.
Esta Romaria conta ainda com o apoio do rancho de Romeiros de Santa Clara, para além de voluntários da paróquia que organizam logisticamente os detalhes desta peregrinação.