Prelado congratula-se com gesto do Governo Regional e diz que visita do Papa aos Açores seria “uma honra”
O Bispo de Angra congratulou-se esta quarta feira pelo convite feito pelo Presidente do Governo Regional dos Açores ao Papa Francisco para uma visita à Região por altura da deslocação a Portugal, para a celebração do Centenário das Aparições em Fátima.
Embora ainda persistam dúvidas sobre a abrangência da visita apostólica do Santo Padre ao nosso país, no próximo ano, D. João Lavrador adianta que o convite feito esta quarta feira pelas autoridades políticas regionais vem dar força ao convite que a igreja açoriana, pela mão de D. António de Sousa Braga, já tinha deixado no Vaticano no ano passado.
“São dois convites que se interligam e seria uma grande honra para nós que o Santo Padre pudesse aceita-los no contexto do país e de outros momentos celebrativos que possam vir a ser desenvolvidos durante esta visita anunciada”, referiu o bispo de Angra em declarações ao Sítio Igreja Açores.
“Congratulo-me com este convite que para nós seria uma honra, seja para os católicos seja para os não crentes dado o carisma do papa Francisco que gera carinho em todas as pessoas”, referiu ainda D. João lavrador.
Para o prelado, a visita a concretizar-se, seria também um momento de grande significado na construção de uma “nova esperança”.
“Em face das situações sociais especificas em que vivemos na nossa diocese, a sua palavra seria alentadora, de esperança e certamente, abriria caminho para a construção de um modelo de sociedade mais justa e mais integradora das franjas, das tais periferias de que ele tanto fala quer a nível material quer a nível social”, concluiu.
O presidente do Governo Regional dos Açores convidou esta quarta feira o papa Francisco para se deslocar aos Açores em 2017, durante os momentos em que esteve com ele no Vaticano, durante a audiência geral das quartas feiras. Na ocasião entregou uma coroa do Espírito Santo, um símbolo da identidade açoriana.
Este convite do Presidente do Governo Regional dos Açores junta-se ao convite que a diocese já tinha feito no ano passado, quando se sou que o Papa Francisco visitaria Portugal por altura da celebração do Centenário das Aparições de Fátima.