Primeiro encontro anual de responsáveis tem lugar este domingo na Escola Secundária da Lagoa
O Grupo Coordenador do Movimento de Romeiros de São Miguel (MRSM) está apostado na formação dos seus agentes pastorais e por isso, definiu como prioridade a execução de um plano pastoral de formação que vai analisar e aprofundar amanhã, pelas 14h30, na Escola Secundária da Lagoa, na ilha de São Miguel, no primeiro encontro anual com os responsáveis dos ranchos de romeiros da ilha.
Sintonizado já com as orientações de pastoral definidas pelo prelado diocesano, o plano passa pela formação, pela “criação de um maior espirito de cooperação entre os agentes pastorais do movimento, pelo acompanhamento e dinamização da pastoral do movimento nas Paróquias e Ouvidorias, pela promoção da comunhão com outras realidades eclesiais e pela revisão do Regulamento”, adianta uma nota a que o Sítio Igreja Açores teve acesso esta segunda feira.
Para desenvolver este plano, vão ser formadas equipas de ação pastoral nas áreas da comunicação, formação, pastoral e cultura, estando já definidos os objetivos e as tarefas a desenvolver.
O MRSM quer elaborar o Boletim O Romeiro e prosseguir com uma presença permanente nas redes sociais bem como a gestão do sítio web do movimento, que foi renovado.
Do ponto de vista formativo há dois grandes objetivos: elaborar o Guia para as 20 secções de preparação para a Romaria Quaresmal e desenvolver a caminhada formativa para Mestres, Contra Mestres e Colaboradores.
No que respeita aos aspetos pastorais, o MRSM quer “identificar e caracterizar os Grupos Paroquiais existentes, criar uma rede de partilha e encontro entre os Grupos Paroquiais e elaborar um Guia para os Encontros dos Grupos Paroquiais”.
Durante o ano pastoral que agora se inicia, esta equipa coordenadora quer, ainda, desenvolver trabalho sistemático para “ documentar a história do Movimento, elaborar um inventário imaterial e material das Romarias e do Movimentos, criar um arquivo em papel, áudio e vídeo e promover eventos culturais (Exposições, tertúlias, etc.)”.
O encontro do próximo dia 19 servirá, igualmente, para começar a recolher as propostas de alteração ao Regulamento, um trabalho já iniciado no ano passado e que resulta de reuniões mantidas no final do ano pastoral, em julho, com todos os ranchos da ilha, abrangendo todas as ouvidorias.
Além dos responsáveis pelos ranchos o grupo coordenador do movimento reuniu-se ainda com todos os sacerdotes, com quem quer manter a mais “estreita colaboração”.